O meu primeiro "post" neste blogue sobre o meu BARÇA só poderia ser sobre o artífice e criador desta autêntica e maravilhosa máquina de jogar futebol: PEP GUARDIOLA!
Há muitos treinadores de sucesso por esse Mundo fora. Treinadores que todos os anos ganham muitos títulos, desde Campeonatos, a Taças, etc.
Mas poucos são os que ficarão verdadeiramente para a História do Futebol, como tendo trazido algo de novo para o jogo, para além das vitórias, nomeadamente em termos de inovação táctica e novos estilos ou filosofias de jogo.
Do passado, recordamos sobretudo Rinus Michels, com o seu "Futebol Total" do Ajax e da Holanda da década de 70, e Valeri Lobanobsky com o seu "Futebol Científico" do grande Dínamo de Kiev do final da década de 80.
Cada um teve os seus discípulos (mais Michels que Lobanovsky), como sejam por exemplo Cruyff no BARÇA (o Dream Team da primeira metada da década de 90) e Arrigo Sacchi no grande Milan onde pontificavam, entre outros grandes, o trio holandês Gullit, Rijkaard e Van Basten!
Mas, depois destas 2 grandes equipas do BARÇA e do AC Milan, a inovação no futebol parecia ter terminado, parecendo apenas uma questão de escolha entre modelos tácticos já conhecidos: 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, etc, etc, etc.
E, com este pano de fundo, outro treinador apareceu coleccionando muitas vitórias em todos os clubes e em todos os países por onde tem passado, português, José Mourinho de seu nome. Mas sem trazer qualquer inovação ao jogo jogado!
Até que há 2 anos e meio emergiu PEP GUARDIOLA! E com ele veio UM NOVO FUTEBOL!
Um futebol que, conseguindo fazer um autêntico "up-grade" do futebol total de Michels, ao qual conseguiu introduzir alguns dos aspectos mais positivos do futebol científico de Lobanovsky, chegou aquilo que mais perto conhecemos do "Futebol Perfeito"!
Um Futebol que encanta, que inebria e que apaixona! E que também ganha, provando que é possível ganhar jogos e competições jogando (muito) bem, jogando (muito) bonito e sempre para a frente, sempre com enorme respeito pelos adversários e pelo público que paga o futebol.
É este, e é isto, o BARÇA de PEP GUARDIOLA! A que também já chamam de "PEP TEAM"!
A MELHOR EQUIPA DO MUNDO DA ACTUALIDADE, e que ficará seguramente como UMA DAS MELHORES EQUIPAS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL!
E Pep, tendo conseguido isto tudo, ou seja, o que no seu tempo, mais nenhum treinador conseguiu alcançar, vencendo já nestes 2 anos e meio TUDO O QUE UM TREINADOR DE CLUBE PODE GANHAR, com 8 TÍTULOS CONQUISTADOS neste tão curto intervalo de tempo em 11 possíveis, e tudo isto com A CRIAÇÃO DE UM FUTEBOL NOVO, continua a manter uma humildade e um respeito por todos os adversários que é verdadeiramente exemplar!
Julgo mesmo que, uma parte absolutamente determinante da qualidade deste BARÇA, resulta dessa HUMILDADE e RESPEITO POR TODOS OS ADVERSÁRIOS que o Pep Guardiola imprime à equipa!
A introdução de uma nova filosofia na equipa principal, onde o respeito pela formação de La Masia (de que ele é também um símbolo), com um grande aproveitamento dos jogadores formados nas Escolas do Clube, e às quais é estendida a filosofia de jogo da equipa principal, explicam outra grande parte do sucesso!
O resto fica por conta da extraordinária qualidade do plantel deste BARÇA, onde todos jogam, todos são parte, e sabem que o são, e por isso é um plantel onde todos são titulares e onde não há suplentes!
Acredito, por todas as razões que, por muito que possa ser tentado, este "modelo BARÇA" não será possível de ser replicado em mais nenhum outro clube.
Por isso, também não consigo imaginar este BARÇA sem o PEP GUARDIOLA!
O BARÇA não deixará de ganhar quando, e se, algum dia o Pep Guardiola decidir sair!
Da mesma forma que, acredito, Pep Guardiola teria enorme sucesso em qualquer equipa do Mundo que treinasse.
Mas o treinador ideal para este BARÇA é o PEP GUARDIOLA, e a equipa ideal para o PEP GUARDIOLA é este BARÇA!
O MELHOR TREINADOR DO MUNDO NA MELHOR EQUIPA DO MUNDO!
Está muito bem assim, e é aasim que deve continuar!
VISCA EL BARÇA! VISCA PEP GUARDIOLA!
José Esteves
Zé, estamos completamente de acordo. O Pep é da Mazia, e nénhum outro conseguirá extrapolar tão bem as reminescênciais culturais, sociais e desportivas desse ensinamento.
ResponderEliminarVisca Barça, Visca Pep !
Maria José Cepeda