domingo, 23 de setembro de 2012

MESSI, claro! INIESTA, naturalmente! Mas, XAVI... é XAVI!!!



Leo MESSI é o Melhor Jogador do Mundo!

Andrés INIESTA é o Melhor Jogador da Europa!

Mas XAVI é... XAVI!!!

XAVI é a geometria em movimento, é o pintor de uma obra prima em permanente evolução, é a verdadeira matriz da Melhor Equipa da História!

XAVI Hernandez, de seu nome!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Tristeza e os Amuos do CR7!



A comunicação social espanhola (desportiva e não só), logo naturalmente seguida da portuguesa, vem desde ontem dando grande destaque a umas declarações do nosso grande craque da bola, Cristiano Ronaldo, onde este alegadamente afirma que não festejou os golos que marcou ontem no Real Madrid - Granada porque "está triste, e as pessoas do Real Madrid sabem porquê"! Tal 
foi classificado pela imprensa como "uma bomba"!
Hoje foram divulgados mais alguns pormenores: que CR7 pensa que não é suficientemente querido no clube, que sente que não o valorizam da forma que deviam, que por isso mesmo não lhe pagam aquilo que ele acha que merece, e que, por todas estas razões, teria inclusivamente pedido para sair do clube!
A primeira reação, mais superficial, é do género "olha-se para isto e não se acredita"! Ainda para mais quando estamos a falar de alguém que já aufere um vencimento absolutamente fabuloso (quem demagogicamente o enquadrasse naquilo que são as dificuldades pelas quais a maioria da população em Portugal e Espanha está a passar chamaria até obsceno), e é um dos 2 futebolistas mais bem pagos do Mundo!
Mas, olhando mais profundamente para o que possa estar na base desta insatisfação do craque da Nação, consegue-se chegar lá!

Alguém, por razões que vão muito para além do futebol que se joga dentro do campo, insuflou de forma desmesurada e incontrolável o ego de CR. Quiseram fazê-lo acreditar (e, a avaliar pelo comportamento e atitudes dele, dentro e fora do campo, conseguiram-no) que ele, sendo inegavelmente muito bom, era ainda muito melhor daquilo que realmente é! Quiseram até absurdamente convencê-lo (e, a avaliar pelo comportamento e atitudes dele, dentro e fora do campo, conseguiram-no) que ele era tão bom ou até melhor que o MESSI, o qual é, cada vez mais indiscutivelmente para um cada vez maior número de adeptos do futebol e não só, o melhor jogador da História do Futebol! Um absurdo, como se vê! Que contagiou negativamente CR e o tem prejudicado visivelmente, especialmente nos momentos mais determinantes das grandes competições, e como agora se comprova com este episódio!
Que fique claro: para mim, CR7 é um futebolista absolutamente extraordinário, sem dúvida já o melhor jogador português de todos os tempos, um dos melhores de sempre a nível mundial! Mas a quem foi impregnada uma terrível obsessão que o consome, que o impede de ser ainda melhor, e que o está a destruir! Sim, a destruir!
Porque é confrangedor ver reações como a que ainda por estes dias CR teve quando a UEFA, após a votação no local e em direto, por 53 jornalistas representantes de países associados naquele organismo, atribuiu (muito justamente!) a Andrés Iniesta o título de Melhor Jogador Europeu da Época 2011/2012! Ele estava plenamente convencido que aquela distinção lhe iria ser atribuída a ele, sem qualquer sombra de dúvida, e com uma justiça inquestionável! Mesmo não tendo ele na época em causa ganho qualquer título individual (a Bota de Ouro foi para Leo Messi, com o estratosférico número de 50 golos na Liga Espanhola, mais 4 que ele!), e em termos coletivos ter "apenas" conquistado a Liga Espanhola (sem dúvida, a melhor Liga do Mundo, onde jogam as 2 melhores equipas do mundo da atualidade), enquanto que INIESTA ganhou 5 títulos coletivos em 2011/2012: Supertaça de Espanha, Supertaça Europeia, Mundial de Clubes, Taça do Rei, e Campeonato da Europa de Seleções! 
Mas, mesmo assim, em momento algum, CR, de cima do seu insufladíssimo ego, questionou sequer que o prémio de melhor jogador da Europa não lhe pudesse ser entregue a ele. E teve aquela reação, de surpresa indisfarçável e de incontido desgosto, cujas imagens correram Mundo e foram objeto dos mais variados e diversos comentários nas redes sociais, na sua grande maioria muito pouco abonatórios para ele. E ficou triste!

Afinal, pelos vistos, não ficou só triste com a UEFA, e com a incompreensão dos jornalistas perante os seus, para ele, indiscutíveis méritos e qualidades! Afinal, também está triste com o Real Madrid! Afinal também se sente pouco valorizado no seu clube! Ou seja, na chamada "central leiteira", insuflam-lhe o ego até para lá dos limites do razoável, mas depois também não lhe pagam em correspondência, no seu entender é claro!
E ele tristemente não percebe que é porque, também no Real Madrid, embora publicamente digam o contrário, também lá eles sabem que sendo ele mesmo muito bom, ainda assim, não é, nem nunca poderá vir a ser equiparado ao nível, esse sim extraplanetário, de Lionel Andrés MESSI!
Porque a diferença que existe entre eles é intrínseca de MESSI, é algo que é genético, e que, por isso, nem as inegáveis enormes qualidades de trabalho de CR poderão alguma vez ultrapassar.
Esta é a verdade! Por muito que custe e por muito que doa! No dia em que CR a compreender e aceitar, será uma pessoa mais feliz e menos obcecada, e, dessa forma, não tenho a menor dúviuda, ainda melhor e mais extraordinário enquanto jogador!
Mas, depois de todo o mal que já lhe fizeram, Mourinho acima de todos (mas não só!), não estou muito convencido que ele ainda vá a tempo de o reconhecer e conseguir...

E, para nós, Portugueses, é pena que assim seja! Pelo menos para mim!

José Esteves